segunda-feira, 17 de junho de 2013

Domingo no Maracanã!!!

(Jogo no Maracanã - Itália 2 x México 1)
No final do ano passado resolvi comprar ingresso para os jogos da Copa das Confederações. Confesso que não sei como tive essa ideia, o fato é que comprei! O problema é que comprei 1 ingresso e não um par de ingressos, logo, tive que ir sozinha para o jogo. Pra piorar as coisas jurava que tinha comprado pra final, mas não...comprei um tal de VST que dá direito a dois jogos.

E chegou o grande dia de ver o majestoso Maracanã novinho em folhas, assistir a um jogo que só gravei o nome dos times no dia, sair de casa com as cores que não tinham nada a ver com os times...chegou o dia de ser turista na própria cidade! Aliás, essa foi a rotina das minhas férias!

Sai de casa com 2h de folga! Achei que seria tranquilo chegar até o estádio! Apenas um trem e já estaria lá! A viagem foi conforme o esperado. Tinha muito mais gente que o esperado indo para o jogo, já me senti melhor! Chegada a estação  me adiantei em sair do meio da muvuca e seguir logo rumo ao Estádio e aí começou a confusão!

De cara já achei estranho os lojistas baixando as portas, em seguida, ao descer a rampa, notei que as pessoas não iam pra frente e nem pra trás! Imediatamente parei! Quando me dei conta que havia uma manifestação lá embaixo. Voltei no mesmo pé e foi só o tempo de subir e começar a correria, bombas e tiros de borracha! As pessoas começaram a subir tão rápido que logo todos estavam encurralados no alto da passarela.

O cheiro do gás era sufocante, se não fosse pela orientação de um PM que estava lá em cima, eu teria entrado em choque! Ele orientava a todos que fossem para o outro lado, sentido Quinta da Boa Vista, sem correia, que não esfregasse os olhos e respirassem devagar acredito que para minimizar a irritação e tosse! Fiquei no vão de uma loja e contei com a solidariedade de outras pessoas que estavam ali e me deram água para passar no rosto e aliviar a ardência!

Até agora não sei como não entrei em pânico. Apenas fiquei ali, tentando não me misturar ao tumulto e mantendo a calma! Tão logo a multidão começou a diminuir, comecei a seguir o contra-fluxo e atravessar a passarela rumo as ruas próximas, onde havia apenas policiamento. E foi o melhor a fazer, já que a confusão continuou do outro lado da linha! Segui rapidamente pra longe daquilo tudo!

A ficha da confusão e do risco só caiu quando cheguei ao estádio e sentei para assistir o jogo, que só comecei a prestar atenção uns 15 minutos depois!

No fim de tudo eu só queria ver o estádio novo, curtir um domingo diferente e sem estresse! Mas, não foi bem isso que aconteceu. Não vou entrar nos méritos da manifestação, pois me parecem meramente política e só será possível avaliar quando diminuir toda essa atenção do mundo no Brasil por causa da Copa das Confederações.

Depois de um Domingo no Maracanã, ficaram algumas coisas :

  •  Vi muitas pessoas desesperadas no meio da confusão sem saber o que fazer;
  •  Ditos manifestantes colocando o dedo na cara do único PM que estava lá em cima na confusão tentando ajudar; alguns "protestantes" socando as portas das lojas e causando mais correria e gritos e/ou tumultuando no meio das pessoas que saiam das estações e nada sabiam sobre o que estava acontecendo e causando mais pânico;
  • Polícia dispersando de forma agressiva quando não havia necessidade, já que a manifestação até então estava parada, apenas com gritos de protesto;
  • Se a festa da Copa é para "inglês ver" tudo vai bem, obrigada! Organização, poucas filas, todo policiamento da Cidade estava no Maracanã!
  • O Estádio está lindo, mas não estava com cabeça para olhar tudo já que depois do susto só contei as horas para vir embora sem confusão;
  • A Supervia como sempre uma merda, 50 minutos para passar 1 trem;
  • Os preços lá dentro são abusivos;
  • Costelinha com limão é um tipo de biscoito;
  • Vi a figura real do personagem "Adelaide e Jurandir", foi o ponto alto da noite no trem da Supervia! Um vendia e o outro cobrava!
Tenho certeza que esse não é o retrato de Domingo no Maracanã que o Neguinho da Beija-Flor cantou cheio de orgulho.

Na próxima quinta-feira tem mais um jogo pra assistir e, apesar do susto de hoje, pretendo ir, sair mais cedo de casa pra evitar o tumulto. Quero ver o Maraca com calma e curtir um dia de turista na minha Cidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente! Não gostou? Comente também!